Dicas de Especialista para se livrar das dívidas e usar bem o crédito

Ver PDF | Ver Impressão
por: marcelovision Total leituras: 433 Nº de Palavras: 669 Data: Thu, 21 Jul 2011 Hora: 10:03 PM 0 comentários

Especialistas dão dicas para sair do vermelho.
É fundamental planejar gastos e usar bem o crédito.

Para ficar longe das dívidas e manter-se "financeiramente saudável", a dica unânime entre especialistas é fazer um planejamento mensal das despesas previstas e dos rendimentos recebidos.

"É preciso fazer um orçamento sempre, incluindo todos os gastos, toda a renda, separar uma quantia desse saldo para a poupança e deixar uma margem de segurança para imprevistos. O que sobrar disso, o consumidor pode pensar em novos gastos. Tem que pensar como se fosse uma empresa, que tem receitas e despesas", diz o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo.

"A pessoa tem que entender o seguinte: se ela está enrolada, só há duas receitas – ou ganhar mais ou gastar menos", afirma Fabio Gallo Garcia, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

 Calcule o tamanho da dívida

 Peça à empresa ou ao banco que concedeu o empréstimo um demonstrativo com os valores discriminados da dívida total. O ideal é ter os documentos com os valores de todas as dívidas adquiridas.

Busque empréstimos mais baratos

 Outra opção é pesquisar um empréstimo mais barato. Se a dívida é no cartão de crédito ou no cheque especial, que têm juros altos, pesquise outras taxas, como as do crédito consignado, que costumam ser menores. Feito isso, quite a outra dívida e organize-se para pagar a nova. Também é possível fazer acordos com parentes para emprestarem o dinheiro.

Corte gastos

 Considere quais são os gastos essenciais (como alimentação do dia a dia), os básicos (como despesas com moradia), os contornáveis (que trazem benefícios, mas podem ser descartados, como academia) e os desnecessários (que não fazem falta no dia a dia). Corte primeiro os gastos desnecessários, passando depois para os demais, se for preciso.

 

Busque alternativas de renda

 Se mesmo com os cortes ainda estiver difícil manter as despesas mensais, busque alternativas de renda, como dar aulas, vender produtos etc. Avalie bens que possam ser vendidos, como carro, terreno e joias, para ajudar ou no pagamento da dívida ou nos gastos do dia a dia que não podem ser cortados.

 

Organize o orçamento

Paralelamente ao cálculo e pagamento da dívida atual, é preciso organizar o orçamento para não fazer novas dívidas. Calcule quais são as despesas e ganhos mensais e coloque tudo no papel.

 

O ideal, na opinião do especialista, é trabalhar a educação financeira com toda a família, inclusive com as crianças. "Em vez de a família se reunir para dizer que os gastos terão de ser cortados, é preciso fazer diferente: falar sobre sonhos. Pensar juntos quais são os sonhos de curto, médio, longo prazo que as pessoas têm e o que pode ser feito para alcançá-los. É uma troca, poupar para realizar sonhos.

 

Fonte: G1

Sobre o Autor

Meu nome é Marcelo sou um empreendedor de Marketing Multinivel conheci o mercado através do E-book Ganhar Online do Silvio Fortunato conseguir entender e compreender esse grande mercado que mais crescer no mundo.

Tudo na vida tem um propósito nada acontecer por acaso as oportunidades surgem de maneiras estranhas de um modo que só os curiosos e o otimista ver.

Blog: www.marcelovision.com

 

"A maioria das pessoas têm sonhos… mas apenas algumas fazem algo a respeito."




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment