Artigos sobre Viagens e Lazer

331: CIDADE OLIVEIRA DO HOSPITAL
A vila de Oliveira do Hospital ergue-se numa suave encosta atravessada pelo rio de Cavalos e de onde já se avistam os cumes cobertos de neve da Serra da Estrela (a montanha mais alta de Portugal).

332: CIDADE DE MIRANDA DO CORVO
Miranda do Corvo teve um Castelo Medievo de que temos notícia desde 1116. Dele, resta-nos hoje a Torre Sineira do Monte do Calvário. As gentes de Semide, ouviram do Mosteiro Beneditino de Santa Maria as matinas que marcavam os dias.

333: CIDADE DE MIRA
A cidade de Mira é essencialmente procurada pela sua famosa praia. Situada na zona centro e inserida na Costa de Prata, a Praia de Mira, estende-se por um areal branco, onde sobressaem os toldos e as barraquinhas com tecidos de cores garridas. Os indícios de vestígios antigos da vida humana no Concelho de Mira remontam a épocas antiquíssimas.

334: CIDADE DE LOUSÃ
As aldeias esquecidas na serra de Lousã, estiveram quase ao abandono. Mas hoje em dia, quer sejam os estrangeiros que procuram um modo de vida em contacto com a natureza, quer sejam os locais que descobrem os prazeres da serra, a vida está a retornar às aldeias. Os mais antigos vestígios que testemunham a presença do homem na região, datam do período da dominação romana quando toda a Península Ibérica estava sob o jugo das hostes imperiais.

335: CIDADE DE GOIS
O Concelho de Góis, pela sua natureza rural, tem muito para dar aos visitantes que chegam ao concelho. Com mais de 8 séculos de existência, a Vila de Góis está situada a 40 Km de Coimbra, num vale (Vale do Ceira) estreito e profundo, entre as serras do Carvalhal e do Rabadão, tendo, actualmente, cerca de 6.000 habitantes. No conjunto arquitectónico, formado pela Igreja Matriz, é desta época também a construção do túmulo de D. Luis da Silveira. Saiba mais sobre a história da cidade.

336: CIDADE DE FIGUEIRA DA FOZ
A Figueira da Foz fica situada no litoral atlântico, junto à foz do Rio Mondego, e é um dos centros turísticos mais importantes de Portugal, com um dos maiores casinos do país e único na região Centro, uma praça de touros,

337: CIDADE DE CONDEIXA-A-NOVA
Em Condeixa a natureza foi generosa e um passeio pela Mata da Bufarda, esse maravilhoso mundo em que o Carvalho cerquinho, a Azinheira e o Sobreiro marcam bem o Sul, permite-nos o encanto da descoberta de pequenas flores de cores fortes. As terras de Condeixa foram dadas por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Os frades do Mosteiro ficaram encarregues de povoar as terras que lhes pertenciam e, entre outras terras, fundaram Condeixa-a-Nova porque Condeixa-a-Velha já existia, pelo menos, desde o abandono de Conímbriga. Saiba mais sobre a história da cidade.

338: CIDADE DE COIMBRA
A sede da Edilidade Coimbra conheceu vários locais desde a Idade Média, nomeadamente num edifício muito próximo da fachada poente da Sé Velha, instalando-se pelo menos desde o século XIV na Torre de Almedina, cuja feição actual resulta de beneficiações que, por duas vezes, nela foram efectuadas no decorrer do século XVI.

339: CIDADE DE CANTANHEDE
O concelho de Cantanhede é um dos maiores de toda a região central da Beira e pode ser repartido em duas zonas naturais: a Gândara, com as suas dunas de areia no litoral, pinhais e milheirais, e a sub-região da Bairrada, célebre pelos seus vinhos e uma especialidade gastronómica, o leitão assado.

340: CIDADE DE ARGANIL
A região de Arganil inclui tanto os campos baixos do Mondego como as alturas da Serra do Açor, local de beleza severa onde aldeias isoladas se empoleiram sobre precipícios. É aqui que nasce o rio Alva, descendo encostas para chegar a verdes campos de milho e hortas viçosas. As inúmeras referências históricas ao


Página 34 de 43
[1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17]   [18]   [19]   [20]   [21]   [22]   [23]   [24]   [25]   [26]   [27]   [28]   [29]   [30]   [31]   [32]   [33]   [34]   [35]   [36]   [37]   [38]   [39]   [40]   [41]   [42]   [43]