Como funciona o departamento de processo produtivo

Ver PDF | Ver Impressão
por: sayurimatsuo Total leituras: 160 Nº de Palavras: 566 Data: Thu, 4 Jul 2013 Hora: 8:51 AM 0 comentários

O planejamento e controle de produção, ou também chamado de Controle da Produção é um departamento específico que permite que sejam realizados todos os processos produtivos na indústria. Este deverá controlar toda a atividade de decidir sobre o que é o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando assim toda a execução de que teria sido previsto no tempo e também nas quantidades certas e com os seus determinados recursos.

Ele trata uma série de áreas, as transformando em informações suportando assim as produções para que o produto possa ser entregue exclusivamente na data bem como também na quantidade realizada.

É importante citar que o Controle de produção depende de um planejamento, e ele somente irá contar com este planejamento a partir do momento que se responderem algumas questões, como por exemplo:

O que se deverá produzir?

Quanto deverá ser produzido?

Onde os produtos deverão ser produzidos?

Como, quanto e com o que será produzido?

Além disso a partir de todas as configurações do processo de produção deverão criar uma chamada carta mapa, que é um documento considerado como plano mestre da produção, o que será a diretriz das produções.

Este nada mais é do que o conjunto de atividades da administração que são relacionados a determinada alocação eficaz e ainda eficiente dos recursos de produção da organização, bem como materiais, máquinas, equipamentos e também pessoas. Para que com isto exista uma produção específica de bens e serviços em demanda para os clientes.

De forma histórica, conforme o desenvolvimento da administração científica os controles de estoques, emissões e controles de ordens de produção entre outras atividades deverão gerar no final todo o resultado de um positivo ou negativo controle de produção.

 

As atividades de planejamento, é importante que fiquem bem claras que não se limitam apenas a um nível operacional, mas também com a programação de produção, assim como os controles de estoques, assim como as matérias primas e processo de produtos acabados, toda a emissão e controle destes processos além de as atividades do dia a dia da produção deverão estar voltados a este sentido para os controles de produção.

Sobre o Autor

Administrador de empresas e professor, procuro disponibilizar meu conhecimento na internet.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment