Investir na área de Tecnologia, um bom negócio para o profissional e para empresa

Ver PDF | Ver Impressão
por: 2metros Total leituras: 683 Nº de Palavras: 734 Data: Thu, 3 Mar 2011 Hora: 2:40 PM 0 comentários

 

Trabalhar com tecnologia da Informação neste momento é uma ótima idéia, principalmente para quem é desenvolvedor web. A área de sistemas para internet tem crescido substancialmente, muitas universidades criaram cursos específicos da área e inclusive autorizados pelo MEC.

Normalmente são cursos com formação de tecnólogos durando em torno de 5 semestres. Muitas pessoas dizem que desenvolver sistemas é fácil, e que qualquer curso que ensine o básico de programação pode desenvolver um site, em algumas situações pode até ser verdade, mas saiba a real diferença entre um curso superior e um curso normal numa escola de informática:

O que se aprende em um curso de Webdesigne em uma escola de informática:

Normalmente num cursinho intensivo você aprende a mexer com Photoshop, formatar fotos, criar programas simples em PHP, como formulários para submeter informações, e criar um layout HTML em um programa que constrói um site inteiro com utilização apenas do mouse, mas também polui todo o código fonte, não deixando muito amigável e funcional. Aprende também a colocar o site num servidor de hospedagem de sites qualquer, se tornando assim um webdesigne, não desmerecendo a profissão, conheço muito webdesigne com grande capacidade de criação, porém algumas técnicas realmente necessárias não são ensinadas a fundo nestes cursos.

O que se aprende em um curso superior voltado a Sistemas para Internet

Já no curso superior o aluno passa por várias disciplinas, não aprende especificamente a mexer no Photoshop, mas sim técnicas de como chamar a atenção dos usuários através das imagens utilizadas. Através da engenharia da usabilidade aprende a facilitar a vida de quem está visitando o portal, quais as tecnologias mais viáveis para cada situação.

Projetar um sistema desde o primeiro contato com o seu cliente até a fase final que é a escolha do melhor hardware para hospedagem do sistema, aprende a otimizar as informações no banco de dados fazendo com que o mesmo traga as informações precisas e de forma rápida, aprendendo a utilizar apenas o necessário da linguagem de programação deixando o código fonte bem amigável e limpo para que qualquer programador possa realizar a leitura e manutenção do mesmo de forma fácil. Um profissional formado na área cria portais para grandes empresas, ou seja, se transforma em um empreendedor na área de sistemas para internet, porém não só para esta área, mas sim para qualquer área da Tecnologia da Informação.

É muito viável fazer um curso de informática para aprender o básico, ou seja, a mexer em alguns programas e ter noção mínima do que é construir sistemas para internet, realizar a hospedagem de sites, mas vale a pena investir num curso superior deste tipo, visto que hoje a oferta de empregos na área é excessiva para pequena quantidade de profissionais realmente capacitados para realizar os trabalhos mais complexos e de maior qualidade, ou seja, quanto maior a demanda melhor é a oferta, desta forma o profissional tem uma boa remuneração e têm várias escolhas além de trabalhar em específico no desenvolvimento de sistemas, podendo ser um analista de suportes, um analista de projetos e etc. As opções são variadas, para quem gosta da área vale muito o investimento.

 

Sobre o Autor

Eu crio e divulgo conteúdo de qualidade em bons diretórios, isso ajuda na divulgação de blogs, sites e serviços de muitas pessoas e empresas!

Atualmente estou trabalhando para uma empresa de hospedagem de sites mas você pode ver o meu perfíl e entrar em contato se quiser divulgar o seu site de forma correta e eficiênte na internet!




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment