Como contratar uma demolidora

Ver PDF | Ver Impressão
por: Raul Total leituras: 202 Nº de Palavras: 916 Data: Sun, 17 Mar 2013 Hora: 3:16 PM 0 comentários

Como visto no artigo: O que é uma demolição?. É importante escolher empresas que tenham qualificação para executar demolições, ou seja, empresas especializadas nesse tipo de serviço. Independentemente se é uma grande demolição (edifícios, galpões) ou uma pequena (reformas de casas antigas que necessitam de pequenas demolições internas).

Itens como: segurança, logística, equipe qualificada, etapas de demolição, equipamentos, escopo de serviços e retirada de residuos, devem ser definidos antes do inicio dos serviços, entre a contratante e a contratada.

Antes do Início da Demolição

Quem contrata os serviços de demolição deve apresentar qual o escopo, ou seja, qual a quantidade de serviço que a contratada deverá realizar e qual a localização exata das peças que devem ser demolidas. Além disso, a contratante deve apresentar o alvará de demolição, liberando para a execução do serviço.

Nessa etapa, também é importante definir quem será responsável pela remoção e destinação dos resíduos: a contratada ou a contratante?

É recomendado fazer orçamentos com mais de duas empresas para este tipo de serviço. E, normalmente os serviços podem ser contratados por etapa de demolição ou por metro quadrado demolido. Por isso, quando for fazer a cotação é interessante elaborar duas planilhas: uma com preços por etapa e uma outra com preços por metro quadrado, e, quando chamar as empresas para orçar, solicitar preços dessas duas maneiras.

Durante a demolição

Escolhida a empresa e definido todos os itens descritos acima, e também os relativos à forma de pagamento (normalmente no término das demolições), bem como o prazo para execução dos serviços é hora de começar a demolir.

Antes de demolir recomenda-se verificar se a obra possui entrada de energia adequada para os equipamentos que serão utilizados, se há condições de trabalho e se os funcionários da demolidora estão devidamente protegidos (uso dos EPI's).

Lembrando que a obra deve seguir o que está descrito na NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

Finalizando a demolição

Finalizada a demolição de cada etapa, dependendo do volume de entulho gerado é interessante programar caçambas ou caminhões para remoção e destinação dos resíduos, seguindo o que foi acordado entre a demolidora e a contratante. Ao fim da demolição é verificado o serviço executado e, se todas as etapas tiverem sido cumpridas, efetua-se o pagamento à demolidora.

Sobre o Autor

Raul é quem escreve no Blog: Materiais de Construção, que visa ajudar as pessoas a realizar suas reformas e pequenas obras.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment