Conheça a União da Ilha do Governador

Ver PDF | Ver Impressão
por: Debora Soares Total leituras: 242 Nº de Palavras: 465 Data: Wed, 17 Oct 2012 Hora: 2:16 PM 0 comentários

Em 1953, três amigos, Maurício Gazelle, Orphilo Bastos e Joaquim Lara de Oliveira, tiveram a ideia de fundar uma escola de samba que reunisse os amigos do time do União, no bairro da Cacuia, Ilha do Governador. A princípio, a ideia era disputar o carnaval insulado que era composto por agremiações simples, com aproximadamente 100 componentes e estrutura primária.

A ideia se concretizou em 7 de março do mesmo ano, e uma assembleia composta por 59 fundadores deu origem ao Gremio Recreativo Escola de Samba União. O início da trajetória da escola foi de muito sucesso, conquistando, a partir de sua fundação, os seis campeonatos seguintes.

O ingresso no Carnaval Carioca

Após obter sucesso no carnaval da Ilha, o próximo passo foi realizar a inscrição na Associação das Escolas de Samba, que tinha a Praça Onze como palco para os desfiles. Assim, em 1960, a agremiação desfila pelo terceiro grupo do carnaval carioca, já batizada de “União da Ilha do Governador”.

Entre 1960 e 1974 a escola permaneceu nos grupos de acesso, que eram chamados de grupo 2 e 3. A grande chance de desfilar entre as escolas de elite veio em 1975. A estreia foi embalada pelo samba ‘Os Confins de Vila Monte’, e rendeu o nono lugar, fazendo a escola permanecer no primeiro grupo.

O vai e vem do Grupo Especial no carnaval Carioca

Por vários anos que se seguiram a escola apresentou carnavais excelentes, lhe dando boa colocação e popularidade com os espectadores. No carnaval de 1980 a União obteve sua melhor classificação com o enredo ‘Bom, Bonito e Barato’, que levou a escola ao vice-campeonato.

Em 2001 a agremiação caiu para o segundo grupo, na época chamado de grupo de acesso, e permaneceu lá até 2009, quando conquistou o campeonato e pôde finalmente retornar ao Grupo Especial. Em 2010, no primeiro desfile após o regresso ao grupo das maiores escolas, a União da Ilha conquistou o 11º lugar e conseguiu se manter na elite do carnaval do Rio de Janeiro, quebrando o tabu da escola que subia para o grupo especial, era rebaixada para o grupo de acesso no ano seguinte, tabu esse que já durava alguns carnavais.

Sobre o Autor

Sou uma carioca de 27 anos, apaixonada por escrever. Estudo jornalismo e pratico esportes sempre que posso. 




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment