Foi aqui, no promontório de Sagres, envolto de uma grande tranquilidade e reflexão, que o Infante D. Henrique elaborou o plano dos descobrimentos que levou os portugueses a todos os cantos do Mundo.
Esta pequena Vila no canto do Algarve continua a ser um interessante ponto de partida para a exploração de toda a região. Daqui os visitantes e turistas, que podem escolher ficar num dos muitos apartamentos Algarve que se encontram disponíveis em Sagres, saem à descoberta de curiosas baías e de magníficas praias, com destaque para as praias de Beliche, Ponta Ruiva Martinhal, Tonel e Telheiro.
Quanto aàs belas paisagens, a Ponta de Sagres e o Cabo de São Vicente são referências a não menosprezas e não se esqueça também de visitar o que resta da Fortaleza mandada construir no Sec.XV, onde foi instalada uma escola de navegação e um estaleiro de construção naval. As poucas muralhas que ainda restam fazem parte de um Forte do Sec. XVII. Porém, é ainda visível a Rosa dos Ventos com 43 metros de diâmetro que se acredita ter sido utilizada por D. Henrique, cognome “o Navegador”.
Se não gosta só de história e cultura mas também procura um pouco de aventura e desporto nas suas férias Algarve sugerimos a linda Praia do Martinhal: é uma praia grande e plana a leste de Sagres. Ideal para surf e passeios pela praia.
Repórter de viagens e jornalista freelancer com 15 anos de serviço.