Cidade de Vouzel

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 286 Nº de Palavras: 344 Data: Thu, 1 Jul 2010 Hora: 9:03 AM 0 comentários

Vouzela e o seu concelho possuem um valioso espólio arquitectónico e arqueológico, herdado desde os mais remotos tempos, que vale a pena visitar. As raízes históricas de Vouzela remontam ao séc. XV. Em 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Durante alguns séculos, esta divisão administrativa prevaleceu sem grandes alterações, até que em 1834 se passou a repartir o antigo concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

A história do concelho de Vouzela não se pode dissociar da de Lafões, dado que, por motivos geográficos, ambas fazem parte de um todo. As raízes históricas de Vouzela remontam ao séc. XV. Em 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Durante alguns séculos, esta divisão administrativa prevaleceu sem grandes alterações, até que em 1834 se passou a repartir o antigo concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Celorico de Basto.

Património

Em Vouzel pode visitar-se a Igreja Matriz de Vouzela, Pelourinho de Vouzela, Casa dos Távoras, Torre Medieval de Alcofra, Dólmen da Malhada do Cambarinho, Estrada Romana, Casa Prazias, Sepulturas Rupestres de S. Domingos, Igreja de S. Frei Gil, Ponte do antigo cam. ferro, Fonte da Nogueira, Ponte, Casa dos Távoras. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

O MaisPortugal é um portal com vários canais de informação:

O MaisPortugal nasceu em Setembro de 2007, fruto da ideia de lançar uma forma inovadora e diferente de salientar todo o potencial que o nosso país possui.
O MaisPortugal oferece uma vasta rede de portais, independentes mas interligados entre si, num total de 278 portais, relativos às 278 cidades de Portugal Continental. A sua filosofia centra-se num único mote: Um Portal, Uma cidade.

Vouzela história da cidade turismo de Celorico de Basto Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment