Cidade de Oliveira de Frades
Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal
Total leituras: 307
Nº de Palavras: 332
Data: Thu, 1 Jul 2010 Hora: 8:49 AM
0 comentários
Oliveira de Frades é terra antiquíssima.São os vestígios de um passado remoto que mais chamam a atenção no concelho, rico em espécimes de arte rupestre e construções pré-históricas; exemplo disso são o Dólmen da Arca e o Dólmen de Antelas. Oliveira de Frades é terra antiquíssima. Comprova-o a Carta de Couto e Confirmação de Doação do Couto da Vila de Ulveira, aos frades de Santa Cruz de Coimbra, de 1169, concedida por D. Afonso Henriques, no Balneário de Lafões (actuais Termas de S. Pedro do Sul), onde se encontrava em tratamentos após a queda do cavalo, durante o cerco de Badajoz. Saiba mais sobre a história da cidade.
Turismo
Excelentes obras de engenharia encontram-se ao longo do percurso de outros dois eixos viários estruturantes do concelho: a Estrada Nacional 16, sucessora da Estrada Real, com o seu traçado sinuoso, em ziguezague constante, e a Linha-de-comboio do Vale do Vouga, desactivada na década de 80 do século XX. Também o património arquitectónico é rico, encontrando-se disseminados por todo o concelho, notáveis edifícios. Solares e casas apalaçadas, casas do Brasileiro e de casas de matriz rural beirã, reflectem influências diversificadas que marcaram diferentes épocas. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Celorico de Basto.
Património
Em Oliveira de Frades pode visitar-se a Igreja Matriz de Oliveira de Frades, Pelourinho, Dolmen de Arca e Dolmen Pintado de Antelas, Pedras das Ferraduras, Coreto de Ribeiradio, Castro do Castêlo, Casa Solarenga de Fornelo, Anta dos Chascos, Casa da Rainha, Moinhos Tradicionais. Saiba mais sobre o Património da cidade.
Sobre o Autor
O MaisPortugal é um portal com vários canais de informação:
O MaisPortugal nasceu em Setembro de 2007, fruto da ideia de lançar uma forma inovadora e diferente de salientar todo o potencial que o nosso país possui.
O MaisPortugal oferece uma vasta rede de portais, independentes mas interligados entre si, num total de 278 portais, relativos às 278 cidades de Portugal Continental. A sua filosofia centra-se num único mote: Um Portal, Uma cidade.
Oliveira de Frades história da cidade turismo de Celorico de Basto Património da cidade
Pontuação: Não pontuado ainda
Comments 
No comments posted.
