Como saber onde está o nosso lugar cósmico

Ver PDF | Ver Impressão
por: khross Total leituras: 303 Nº de Palavras: 518 Data: Fri, 7 Jan 2011 Hora: 10:22 AM 0 comentários

O que me apraz dizer hoje sobre o pensamento e as percepções que o ser humano tem do mundo ? Bem, vou começar sobre a origem disto tudo e tentar colocar o nosso ser no seu lugar cósmico certo.

Sabemos que somos um ser especial. Consideramo-nos um ser especial porque medida ? Esta pergunta é muito fácil de responder. Para nós, somos um espectáculo, somos uma entidade superior que anda por esta crosta terrestre que só necessita de saber se há mais alguém como nós ou inferior. Este tipo de pensamento enquadra-se na característica mais comum da história do ser humano, o egocentrismo.

Quem não se considera egocentrista, normalmente os científicos, os racionais puros, acha que não estamos sós, que provavelmente haverá muitos seres vivos por esse universo fora…. e até fazem umas contas. A resposta a este comportamento incluí um rótulo de “és menos egocentrista que os outros, mais ainda és egocentrista”. Isto porquê ? Porque, quando um ser não é egocentrista relativamente ao nosso lugar no cosmos, nem questiona tal hipótese. Um não-egocentrista pede provas, não sobre a existência de outros seres no universo, mas sim sobre a ausência deles.

O Erro

Isto reflecte o ser que nós somos, o erro que nós somos. Muito provavelmente nós seremos um erro cósmico. Agora alguns dirão que estou a ser egocentrista, mas tal não é verdade porque eu estou a admitir muitos milhões de erros por essa galáxia fora. E porque digo erro ? Digo, porque acho que nós sabemos demais, raciocinamos demais. Mesmo no nosso planeta, a história conta-nos que após milhões de anos de evolução e de espécies, só surgiu um ser que faz trocas químicas no cérebro de uma forma racional e considerada inteligente, de uma forma que nos permite estar aqui a escrever e a ler.

Somos um erro porque somos uma ameaça ao ecossistema criado no nosso planeta. Quando a Natureza cria algo que pode destruir o próprio ecossistema a isso chama-se, em termos médicos, um tumor, um cancro. É o que nós somos. Tal nunca aconteceria num sistema perfeito. Mas já que somos assim, também sabemos que um problema cancerígeno também pode acontecer a muitas pessoas, mas não à maioria. É isto que acontece no universo. O erro não é comum, mas acontece.

 

Sobre o Autor

Artigo retirado de:

http://www.emequilibrio.com/2011/01/comportamento-humano-a-terceira-pessoa/




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment