Ferro Ligas

Ver PDF | Ver Impressão
por: sayurimatsuo Total leituras: 129 Nº de Palavras: 519 Data: Tue, 19 Feb 2013 Hora: 1:22 PM 0 comentários

 

ferro ligasO ferro ligas fazem parte da ligas metálicas que são classificadas em ligas ferrosas e ligas não ferrosas. Ligas ferrosas são as que possuem o ferro como característica principal e ligas não ferrosas não possuem.

Os ferro ligas possuem um papel importante para a confecção de materiais de construção para a engenharia, para materiais de forno e são usado na siderurgia para a formação de elementos de liga.

O ferro ligas tem um papel importante na indústria metalúrgica, pois para a maior parte das aplicações o uso do metal puro não é suficiente ou não atende o que é requerido, neste caso o ferro ligas tem o papel de corrigir e potencializar a propriedade que se deseja.

No Brasil as primeiras experiências para a fabricação de ferro ligas aconteceu no século XVIII, mas a produção só teve inicio em 1906, no estado de Minas Gerais.

Em nosso país são produzidos na forma de ferro ligas os seguintes elementos de liga: silício, manganês, cromo, níquel, nióbio, cálcio, magnésio e fósforo. E cada uma destas ligas possuem propriedade e características particulares.

Por exemplo, o ferro liga de manganês é utilizado na fabricação de quase todos os tipo de aço e fundidos de ferro, e ferro liga de silício é usado na produção de aços comuns. Além disso, existem um conjunto de ferro ligas classificados como ligas especiais, utilizadas na composição de aços especiais.

A grande concentração de unidades produtoras de ferro ligas estão nos estados de Minas Gerais e Goiais, porém são encontradas unidades no Pará, Ceará, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Para a produção de ferro ligas é utilizado apenas minérios de origem nacional e para a obtenção do ferro ligas é utilizado o processo de fusão redutora dos óxidos do elemento de ligas em presença de ferro.

 

Sobre o Autor

Metalúrgica que percebeu que as pessoas possuem pouco conhecimento sobre essa área e resolveu fazer artigos para compartilhar o que sabe.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment